Após a compressão do ar, a temperatura do mesmo pode chegar a aproximadamente 200ºC. É por esse motivo que em um sistema de tratamento de ar comprimido, a redução da temperatura do ar é etapa fundamental e os resfriadores posteriores são equipamentos muito importantes para isso.
Os resfriadores posteriores resfriados a água tem também papel importante na retirada dos condensados que representam 70% da contaminação líquida do ar comprimido.
Os resfriadores posteriores resfriados a água são usados em todos os tipos de compressores de ar. Eles resfriam o ar comprimido tirando do sistema até 90% da água existente nele e deixando-o próprio para a filtragem e a secagem.
O fluxo de ar no resfriador posterior obrigatoriamente tem que ter sentido oposto ao de água, proporcionando elevada eficiência térmica. O resfriador posterior possui uma saída de ar e nela existe um separador de condensado com elemento fixo livre.
Os resfriadores posteriores utilizam a água para fazer o resfriamento do ar comprimido. Eles possuem um feixe tubular espiralado de cobre e expandido nas pontas, o que dá grande eficiência na troca térmica. A vedação é feita utilizando-se anéis de borracha e espelho flutuante, garantindo vedação elevada e permitindo a dilatação térmica do feixe tubular.
O resfriador posterior é um equipamento compacto e de manutenção e instalação fácil. Em relação aos modelos compatíveis que não utilizam água, os resfriadores posteriores resfriados a água possuem vida útil superior.